ASSINE
search button

UE anuncia fim do programa de resgate da Grécia

Compartilhar

Após cerca de oito horas de negociações, o Eurogrupo, que reúne os ministros de Finanças da zona do euro, chegou a um "acordo de princípio" sobre a saída da Grécia do programa de ajuda financeira da União Europeia. 

Com base no pacto, Atenas poderá alongar em 10 anos o pagamento dos 110 bilhões de euros recebidos como empréstimo do antigo Fundo Europeu de Estabilidade Financeira e contará com uma carência extra de 10 anos. Além disso, o país receberá um aporte de 15 bilhões de euros, que garantirá ao governo as coberturas financeiras do próximo ano.   

"A Grécia deixa o programa de ajuda com uma economia mais forte, obtida graças às reformas, e é importante que siga nesse percurso", diz o comunicado final do Eurogrupo, que se reuniu até a madrugada desta sexta-feira (22), em Luxemburgo.

 "Este é um momento histórico, quero homenagear o povo grego por sua capacidade de recuperação, seus esforços não foram em vão", disse o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. Para festejar o acordo, o primeiro-ministro Alexis Tsipras vestiu até gravata para cumprir uma antiga promessa de que só usaria a peça quando a Grécia resolvesse o problema de sua dívida.