ASSINE
search button

GM confirma produção de novo modelo no México, apesar de críticas de Trump

Compartilhar

A fabricante de automóveis americana General Motors (GM) confirmou nesta sexta-feira que produzirá um novo veículo SUV 4x4 no México, apesar das críticas do presidente Donald Trump, que pediu para as empresas produzirem nos Estados Unidos.

A nova versão do Chevrolet Blazer, um dos modelos mais populares da marca, será fabricada em solo mexicano e exportada aos Estados Unidos, disse à AFP Patrick Morrissey, porta-voz da GM.

O anúncio foi feito num contexto em que Trump tornou o "Made in America" um de seus argumentos na atual renegociação do Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) com Canadá e México.

As três principais fabricantes americanas - GM, Ford e Fiat Chrystler - alegam que produzir certos no México, onde a mão de obra é mais barata, lhes dá competitividade frente às companhias europeias e asiáticas.

"Continuamos decididos a investir nos Estados Unidos e criar empregos", garantiu Morrissey, acrescentando que as decisões de produção são tomadas com vários anos de antecedência na indústria automobilística.

Ele também insistiu que a GM vai continuar a trabalhar com o governo americano "para modernizar o Nafta".

Desde 2009, a GM diz ter investido mais de 22 bilhões de dólares nos Estados Unidos, seu segundo maior mercado depois da China.

lo/jum/gv/lda/ll