ASSINE
search button

EUA diz que suspenderá mais exercícios militares com a Coreia do Sul

Compartilhar

Os EUA e a Coreia do Sul concordaram em suspender indefinidamente dois exercícios de treinamento em programas de intercâmbio para apoiar as negociações diplomáticas com a Coreia do Norte, informou o Pentágono nesta sexta-feira (22).

A medida foi tomada depois de os dois países anunciarem o cancelamento dos exercícios Ulchi Freedom Guardian em grande escala previstos para agosto, cumprindo uma promessa do presidente Donald Trump durante sua cúpula com o líder da Coreia do Norte.

À decisão desta sexta-feira seguiu-se a uma reunião de alto nível entre o secretário de Defesa Jim Mattis, o secretário de Estado Mike Pompeo, o presidente do Estado-Maior Conjunto Joe Dunford e o conselheiro de segurança nacional John Bolton.

"Para apoiar a implementação dos resultados da Cúpula de Singapura, e em coordenação com o nosso aliado da República da Coreia, o secretário Mattis suspendeu indefinidamente alguns exercícios", disse a porta-voz Dana White.

Dois exercícios de treinamento do Programa de Intercâmbio da Marinha Coreana programados para ocorrer nos próximos três meses foram cancelados, disse White, acrescentando que "decisões adicionais dependerão da RPDC continuar a ter negociações produtivas de boa fé".

Cerca de 17.500 militares dos EUA deveriam participar dos exercícios da Freedom Guardian.

Na semana passada, depois de sua histórica reunião com o líder norte-coreano Kim Jong Un, Trump fez o anúncio surpresa de que os EUA interromperiam os "jogos de guerra" com seu aliado de segurança sul-coreano - sem deixar claro quando o congelamento começaria.

O presidente dos EUA descreveu os exercícios como "provocadores" - um termo usado pela Coreia Norte.

Forças norte-americanas e sul-coreanas treinam juntas há anos, e costumam ensaiar tudo, desde pousos na praia até uma invasão do norte, ou mesmo ataques contra o regime norte-coreano.

Pyongyang costuma reagir com firmeza. Após os treinos no ano passado, o norte disparou mísseis balísticos sobre o Japão, provocando um alerta global.

ia/it/cc/mvv