ASSINE
search button

Alemanha não acredita em 'solução' sobre imigrantes em cúpula da UE

Compartilhar

Não haverá uma "solução" europeia a respeito dos imigrantes na cúpula da União Europeia (UE) de 28 e 29 de junho - afirmou nesta sexta-feira uma porta-voz do governo alemão, em um momento de tensão entre os países-membros do bloco.

"Não haverá solução do conjunto para o problema migratório durante a cúpula da UE no próximo fim de semana", avaliou a porta-voz Ulrike Demmer, em entrevista coletiva, insistindo na necessidade de se obter, preferencialmente, "acordos bilaterais e multilaterais" em uma minicúpula separada dedicada a esse tema no domingo.

Essa minicúpula em Bruxelas deve ser "uma primeira troca com os Estados-membros interessados e envolvidos, nem mais, nem menos", afirmou.

O futuro da chanceler Angela Merkel depende amplamente desse encontro. A ala à direita de sua coalizão exige uma solução, no máximo até o fim de junho, com o objetivo de devolver os imigrantes que chegam à Alemanha aos países onde eles tiveram seu primeiro registro - em geral, Itália, ou Grécia. Roma já anunciou que rejeitará.

yap/ylf/lb/tt