ASSINE
search button

Mais de mil migrantes afogados no Mediterrâneo central desde janeiro (ONU)

Compartilhar

Mais de 200 migrantes se afogaram no Mediterrâneo central em dois dias, aumentando para mais de mil o número de mortos desde janeiro nesta principal rota migratória que une a África à Europa, informou a ONU nesta quinta-feira.

Em um comunicado, o Alto Comissariado da ONU para os refugiados (Acnur) se declarou "comovido" por esses "afogamentos em massa na Líbia" e pediu uma "ação internacional urgente para reforçar os esforços de salvamento no mar".

"Essas mortes trágicas nos lembram que as guerras e a pobreza continuam levando as pessoas a empreender viagens desesperadas que lhes custam suas economias, sua dignidade, e no fim das contas, sua vida", declarou o Alto Comissariado da ONU para os refugiados, Filippo Grandi, citado em comunicado.

Segundo o Acnur, mais de 200 migrantes morreram afogados no Mediterrâneo central nos dias 19 e 20 de junho, em três tragédias separadas.

Essas tragédias elevam para mais de mil o número de pessoas mortas em 2018 na rota migratória do Mediterrâneo central, segundo o Acnur, que prevê que o número de refugiados e migrantes que tentam cruzar o Mediterrâneo aumentará com a chegada do verão (no hemisfério norte), temporada muito favorável à navegação em alto mar.

apo/fjb/eg/cc/ll