ASSINE
search button

Airbus ameaça rever investimentos no Reino Unido sem acordo sobre Brexit

Compartilhar

A Airbus terá que rever seus investimentos no Reino Unidos após o Brexit se não houver um acordo com a União Europeia sobre as condições de saída do país da UE, advertiu o grupo aeronáutico europeu nesta quinta-feira.

Segundo uma avaliação dos riscos relacionados ao Brexit realizada pelo grupo, isso provocaria "graves perturbações" na produção britânica e "esse cenário forçaria a Airbus a rever seus investimentos no Reino Unido e sua posição de longo prazo no país", apontou o comunicado do grupo.

"Em poucas palavras, um cenário sem acordo ameaça diretamente o futuro da Airbus no Reino Unido", resumiu Tom Williams, diretor do setor de aviação civil da Airbus, citado no comunicado.

Segundo informações do site da Airbus, a companhia emprega 15.000 pessoas e mais de 25 lugares do Reino Unido, onde fabrica as asas de seus aviões.

"Em qualquer cenário, o Brexit terá graves consequências negativas sobre a indústria aeronáutica britânica e sobre a Airbus, em particular", ressaltou Williams.

"Embora a Airbus entenda que o processo político deva prosseguir, como empresa responsável, precisamos de detalhes imediatos sobre as medidas pragmáticas que devem ser tomadas para operar de maneira competitiva. Sem isso, a Airbus acredita que o impacto sobre nossas atividades britânicas será significativo", acrescentou. "Tentamos esclarecer nossas preocupações sobre os doze últimos meses, sem sucesso".

soe/bd/jvb/cc