ASSINE
search button

A resposta da UE às tarifas de Trump

Compartilhar

A União Europeia (UE) taxará a partir desta sexta-feira dezenas de produtos americanos, entre eles o tabaco, o uísque bourbon, as calças jeans e as motos, em resposta às tarifas alfandegárias impostas por Washington sobre o aço (25%) e o alumínio (10%).

Esta lista já havia sido enviada pela UE à organização Mundial de Comércio (OMC) no dia 18 de maio, prevendo a decisão de Washington.

A Comissão Europeia se encarregará de reatualizá-la em função das medidas precisas decididas pelos americanos.

A lista de artigos emblemáticos estabelecido pela Comissão afetam em alguns casos estados dos EUA, vários deles agrícolas, que votaram em Trump em 2016.

São produtos fabricados no território americano e não vendidos pelas marcas desse país - que podem ser fabricados em várias partes do mundo.

Esses produtos integram a lista de acordo com uma nomenclatura aduaneira muito precisa, que não dá nenhum nome de marca ou empresa, embora o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, no começo de março mencionou a Harley-Davidson e a Levi's.

A União Europeia exportou 5,3 bilhões de euros em aço e 1,1 bilhão em alumínio para os Estados Unidos em 2017.

As contra-medidas europeias sobre os produtos da lista buscam compensar em 2,8 bilhões de euros os prejuízos que as tarifas americanas causarão à sua indústria americana, uma cifra "calculada", segundo a Comissão, que quer que este procedimento respeite plenamente as regras da OMC.

No futuro, outros produtos poderão ser taxados pela UE, no valor de 3,6 bilhões de euros, caso o bloco vença a disputa com os Estados Unidos na OMC.

- Aço

Várias dezenas de produtos, como alguns aços laminados, as barras em aço inoxidável, os tubos sem soldadura, fios de aço, portas, janelas, ferramentas, talheres etc.

- Agricultura e alimentação

Feijões, milho, arroz (processado ou não), cranberries, suco de laranja, manteiga de amendoim, uísque bourbon, cigarros e cigarros e tabaco.

- Têxtil

As camisetas e malhas de algodão, lã ou tecido sintético, calças jeans ou de algodão, shorts, roupa de cama de algodão e determinados sapatos de couro.

- Veículos

Motos com cilindrada superior a 500 cm3, veleiros, de passeio ou esportivos, com ou sem motor, botes de remos e canoas.

- Outros

Batons, maquiagem para os olhos, esmaltes para unhas e base de maquiagem e cartas de baralho.

zap-clp/agr/lb/age/jvb/cc/mvv