ASSINE
search button

Deutsche Bank recebe multa de US$ 205 milhões nos EUA por manipulação

Compartilhar

O banco alemão Deutsche Bank aceitou pagar uma multa de 205 milhões de dólares para saldar violações na manipulação do mercado cambial, anunciou nesta quarta-feira o regulador de serviços financeiros de Nova York.

As violações do Deutsche Bank incluíram a coordenação inadequada de atividade comercial com outras instituições financeiras a fim de aumentar os lucros do banco, disse o Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York (DFS).

Os negociadores do Deutsche Bank participavam de sala de chat online onde se compartilhava informações confidenciais e os preços das divisas eram manipulados.

As violações foram descobertas graças a uma investigação do período de 2007 a 2013.

O Deutsche Bank assinou uma ordem de consentimento com a agência de Nova York e acertou um programa de cumprimento e auditoria.

"Devido à supervisão frouxa do Deutsche Bank em seus negócios de câmbio, incluindo casos de supervisores que se envolveram em atividades impróprias, certos comerciantes e fornecedores repetidamente abusaram da confiança de seus clientes e violaram a lei estadual de Nova York ao longo de muitos anos", disse o diretor da DFS, Maria Vullo.

"A DFS aprecia a total cooperação do banco com nossa investigação, incluindo sua própria investigação interna, e por tomar várias medidas proativas antes da ação de execução do Departamento".

jmb/jm/gv/lda/ll