ASSINE
search button

Conselho da Europa: Trump não é líder moral do mundo livre

Compartilhar

Donald Trump não é o líder moral do planeta e não pode falar em nome do mundo livre, afirmou nesta quarta-feira o secretário-geral do Conselho da Europa, reagindo à questão da separação de crianças migrantes de seus pais.

"O que acontece na fronteira (americana-mexicana), onde as crianças são separadas de seus pais, é um sinal de que ele não é mais líder moral de seu país ou do planeta", afirmou Thorbjørn Jagland à cadeia norueguesa TV2.

"Tudo o que faz o exclui do papel que os presidentes americanos sempre tiveram. Ele não pode mais falar em nome do que se chama mundo livre", acrescentou.

Indagado sobre a saída dos Estados Unidos Conselho de Direitos Humanos da ONU (CDH), Jagland também afirmou que não era algo inesperado.

"É só um exemplo a mais que demonstra que ele não quer tratados nem organizações internacionais baseadas em cooperação", explicou.

Os Estados Unidos se retiraram do CDH da ONU na terça-feira, chamando o órgão de "latrina" de preconceitos políticos e condenando a "hipocrisia" de seus membros.

Para muitos, a decisão esta reflete a hostilidade de Trump em relação à diplomacia multilateral.

O anúncio aconteceu depois de o alto comissário de direitos humanos da ONU, Zeid Ra'ad Al Hussein, considerar "inadmissível" a controversa política do governo americano de separar crianças de seus pais imigrantes na fronteira, medida critica pela maior parte da comunidade internacional.

phy/hdy/sg/age/mb/cn