ASSINE
search button

Comissão Europeia convida governantes para reunião sobre migração

Compartilhar

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, convidou um grupo de governantes para uma "reunião de trabalho informal sobre questões de migração e asilo", no domingo, poucos dias antes do encontro de cúpula da UE consagrado ao tema, que divide o bloco.

"O objetivo da reunião, que acontecerá no domingo em Bruxelas, é trabalhar em soluções europeias para o Conselho Europeu", escreveu no Twitter o presidente do Executivo da UE.

Os líderes dos países mediterrâneos que estão na linha de frente da chegada de migrantes - Itália, Grécia e Espanha - teriam sido convidados para a reunião, assim como os governantes da França e Alemanha, e os da Bulgária e Áustria, países que exercem em 2018 a presidência semestral da UE, segundo uma fonte diplomática.

O primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, confirmou sua participação e afirmou que deseja contribuir para uma "resposta europeia coordenada" à questão da migração.

Os europeus pretendem aprovar na reunião de 28 de junho sua nova política de asilo, mas a recepção aos centenas de milhares de migrantes que chegaram à Europa desde 2015, especialmente à Itália e Grécia, divide o bloco e provoca tensão entre os países membros.

tjc/zm/fp