Jornal do Brasil

Sábado, 21 de Julho de 2018 Fundado em 1891

Internacional

ONU diz que as migrações são inevitáveis e necessárias

Jornal do Brasil

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, afirmou nesta terça-feira que as migrações, um tema que atualmente representa um quebra-cabeças para a Europa e os Estados Unidos, são inevitáveis e necessárias.

Segundo Guterres, os países têm o direito de adotar as próprias políticas migratórias desde que "respeitem os direitos humanos dos migrantes e isso se faça de uma maneira em que a cooperação internacional seja mais relevante do que tem sido até agora.

Guterres fez estas declarações em Lørenskog, perto de Oslo, à margem de uma reunião de mediadores e atores em processos de paz.

"As migrações são um fenômeno inevitável", afirmou.

Guterres foi consultado sobre o destino dos mais de 600 migrantes do barco "Aquarius", que foi recebido no domingo na Espanha depois de uma semana errante no mar, e sobre o que será feito das crianças de imigrantes ilegais que foram separadas de seus pais nos Estados Unidos.

"Se as migrações são uma necessidade, então é preferível organizá-las para que aconteçam em um contexto em que os países cooperem e onde todos saiam ganhando, especialmente os migrantes, que se encontram hoje em condições de desespero", explicou.

A ONU realizará em 10 e 11 de dezembro, no Marrocos, uma conferência sobre questões migratórias, e espera adotar um pacto mundial para "migrações seguras, ordenadas e regulares".

Agência AFP


Tags: eua, imigrantes, internacional, legislação, trump

Compartilhe: