ASSINE
search button

Macron e Merkel querem acordo para devolver migrantes a países de entrada

Compartilhar

França e Alemanha querem conseguir um acordo europeu para que os migrantes sejam devolvidos aos países de entrada da União Europeia, declarou nesta terça-feira o presidente francês Emmanuel Macron ao término de uma cúpula com a chanceler alemã Angela Merkel.

"Vamos trabalhar juntos para uma solução intergovernamental ou multigovernamental com os Estados membros que sejam afetados" pela entrada em massa de migrantes, para que essas pessoas "possam ser devolvidas o quanto antes ao país onde foram registradas", acrescentou.

Antes, Macron defendeu uma resposta europeia ao desafio migratório da UE, e uma maior capacidade de vigilância de suas fronteiras.

"É necessária uma resposta europeia ante o desafio migratório", declarou.

"A Europa deve ter mais capacidade de vigilância de suas fronteiras externas e também mais mecanismos de solidariedade tanto no exterior como no interior de nossoas fronteiras", acrescentou, referindo-se à chegada em massa de migrantes.

Segundo ele, a Europa enfrenta "uma escolha de civilização" em face à retórica antieuropeia e nacionalista.

Macron e Merkel se reuniram nesta terça-feira para tentar aproximar suas posturas sobre crise migratória e a reforma de uma Europa ameaçada de "descomposição".

leb-ylf/dsa/sg/jz/mb/cn