ASSINE
search button

Europa e EUA não têm o mesmo modelo de civilização, diz porta-voz do governo francês

Compartilhar

Europa e Estados Unidos não têm o mesmo "modelo de civilização" e não compartilham "certos valores", afirmou nesta terça-feira o porta-voz do governo francês em reação às imagens das crianças separadas de seus pais pelas autoridades americanas na fronteira com o México.

"Não quero que aconteça na Europa o que está acontecendo nos Estados Unidos", disse Benjamin Griveaux em uma entrevista ao canal público France 2.

"Não temos o mesmo modelo de civilização. Obviamente, não compartilhamos certos valores. Estas imagens são obviamente impactantes. E estamos aqui para defender um ideal europeu que é um ideal de paz, liberdade", completou o porta-voz do governo francês.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na segunda-feira que não permitiria que seu país se transformasse em um "acampamento para migrantes", apesar do crescente escândalo pelos milhares de casos de separação de famílias sem documentos.

Para justificar suas medidas, Trump citou a crise migratória na Europa.

"Sou um filho da Europa, cresci na Europa, para mim a Europa é a paz, a prosperidade, a generosidade, a abertura", disse Griveaux.

"Acredito que a responsabilidade de minha geração é defender a solidariedade europeia contra o populismo", completou.

De acordo com dados oficiais, entre 5 de maio e 9 de junho 2.342 crianças foram separadas de suas famílias ao entrar clandestinamente nos Estados Unidos.

A medida provocou uma onda de indignação generalizada no país.

jk/meb/zm/fp