ASSINE
search button

EUA anunciam saída do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Compartilhar

Os Estados Unidos anunciaram nesta noite (29) sua saída do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. A notícia foi dada pela embaixadora norte-americana na ONU, Nikki Haley.

    Washington alegou que seus esforços para reformar o órgão sediado Genebra foram em vão. "Nenhum país teve a coragem de participar da nossa luta", comentou, chamando o Conselho de "hipócrita" ao lidar com assuntos mundiais.

    Haley, porém, garantiu que a saída dos EUA não alteram o compromisso do país com os direitos humanos. Mas a decisão veio após os EUA receberem críticas por separarem crianças imigrantes de seus pais perto da fronteira com o México.

    O secretário-geral da ONU, o português Antonio Guterres, lamentou a saída dos EUA. "Eu preferiria que os EUA permanecessem no Conselho dos Direitos Humanos".

    Apesar de vários países criticarem a decisão, Israel elogiou a medida. "O Conselho de Direitos Humanos há muito tempo é um inimigo daqueles que têm colocado o coração nos Direitos Humanos do mundo", disse Danny Danon, embaixador de Israel na ONU.