Jornal do Brasil

Quarta-feira, 18 de Julho de 2018 Fundado em 1891

Internacional

Chavista Diosdado Cabello preside Constituinte na Venezuela

Jornal do Brasil

O poderoso líder chavista Diosdado Cabello foi eleito por unanimidade nesta terça-feira (19) presidente da governista Assembleia Constituinte, que rege a Venezuela com poder absoluto, no lugar da ex-chanceler Delcy Rodríguez.

"Por decisão unânime, foi eleito Diosdado Cabello Rondón como presidente da Assembleia Nacional Constituinte", anunciou após uma votação a mão erguida a vice-presidente do órgão, Tania Díaz, encarregada da sessão.

"Juro que farei o que for preciso para defender a Constituição (...). Juro que acompanharei nosso querido irmão e presidente Nicolás Maduro na construção do socialismo bolivariano", declarou Cabello, número dois do governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).

Cabello, que presidiu o Parlamento por dois períodos até 2015, quando a oposição assumiu o controle da casa, substitui Rodríguez, que ocupará o cargo de vice-presidente da República.

Rodríguez liderava a Constituinte desde sua instalação, em agosto de 2017, convocada por Maduro em meio a onda de protestos que deixou 125 mortos entre abril e julho e integrada exclusivamente por governistas.

A oposição se negou a participar das eleições para a Constituinte por considerar ilegal sua convocação, e recebeu o apoio de diversos países da América e da Europa.

Agência AFP


Compartilhe: