Jornal do Brasil

Domingo, 24 de Junho de 2018 Fundado em 1891

Internacional

Declarado alerta laranja em zona turística do México por tempestade Bud

Jornal do Brasil

Autoridades mexicanas declararam nesta quinta-feira (14) alerta laranja, o segundo nível de maior periculosidade, para o município turístico de Los Cabos, no noroeste do país, devido aos fortes ventos e às chuvas provocadas pela tempestade tropical Bud, que se aproximava dessa região.

"Pedimos à população que redobre suas ações preventivas", disse Carlos Mendoza, governador do estado de Baja California Sur (noroeste), um dos mais visitados por turistas de Estados Unidos e Canadá.

A ocupação hoteleira em Cabo San Lucas e San José del Cabo, duas principais localidades de Los Cabos, está em 60%, com cerca de 21.000 turistas, detalhou o secretário de Turismo estadual Luis Araiza.

O diretor do aeroporto internacional de Los Cabos informou do cancelamento de 10 dos mais de 100 voos programados para esta quinta-feira.

A Prefeitura de Los Cabos anunciou que conta abastecimento suficiente de combustível e comida para evitar as compras de pânico.

Bud estava a 125 quilômetros a sul-sudeste de Cabo San Lucas e se deslocava no Oceano Pacífico a 11 km/h com direção ao norte, com ventos máximos sustentados de 75 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (CNH) americano às 15h00 (de Brasília).

Prevê-se que o centro de Bud entre em terra nesta quinta-feira mais tarde e que se enfraqueça ao cruzar a península até se tornar depressão tropical na sexta-feira.

"Recomenda-se que os cidadãos que estejam em regiões dos estados com previsão de chuva, vento e ondas, incluindo a navegação marítima, aumentem as precauções", disse o Serviço Meteorológico Nacional em comunicado.

Agência AFP


Compartilhe: