ASSINE
search button

Operário ameaça se incendiar na casa de ministro italiano

Demitido da FCA pedia intervenção do líder do M5S, Luigi Di Maio

Compartilhar

Um operário demitido da fábrica da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) em Pomigliano d'Arco, no sul da Itália, ameaçou atear fogo no próprio corpo em frente à casa do ministro do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico Luigi Di Maio, também líder do partido antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S). 

O episódio ocorreu nesta quarta-feira (6), na própria Pomigliano, berço político de Di Maio e situada na região metropolitana de Nápoles. Mimmo Mignano estava na companhia de outro operário mandado embora e chegou a derramar uma garrafa de gasolina sobre a cabeça, mas foi contido pelas forças de segurança.

Ato de protesto

Ele pedia a intervenção do novo ministro para salvar seu emprego. Mignano faz parte de um grupo de cinco trabalhadores demitidos em 2014, após terem encenado o funeral do CEO da FCA, Sergio Marchionne. O ato era um protesto contra o suicídio de uma colega. 

Na época, a lei trabalhista italiana proibia mandar funcionários embora sem justa causa, e as demissões foram suspensas pelo Tribunal de Apelação de Nápoles. No entanto, a Corte de Cassação, instância máxima da Justiça, acolheu nesta quarta um recurso da empresa e anulou a reintegração dos funcionários.