ASSINE
search button

Colômbia sem Farc: o inédito duelo presidencial entre esquerda e direita

Compartilhar

A Colômbia vai às urnas neste domingo (27) para eleger o primeiro presidente que governará sem a ameaça guerrilheira das Farc em meio século, em um inédito duelo entre a direita conservadora e a esquerda radical.

Paradoxalmente, o acordo de paz com o outrora grupo rebelde mais poderoso da América, hoje transformado em partido político, dividiu este país de 49 milhões de habitantes.

Dois candidatos que representam os opostos do espectro político - o direitista Iván Duque, de 41, e o ex-guerrilheiro Gustavo Petro, de 58 - despontam como favoritos entre seis candidatos.

Até uma semana atrás, limite dado por lei para a publicação de sondagens, nenhuma pesquisa antecipava uma definição em primeiro turno.

Se as pesquisas se confirmarem, será preciso esperar até o segundo turno, em 17 de junho, para conhecer o futuro governante da quarta economia latino-americana.

- Sem ameaças

"Até agora nenhum posto de votação foi transferido por razões de segurança (...) Há muitas décadas isso não acontecia, ou seja, serão eleições mais seguras, mais tranquilas", garantiu o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, após votar na Praça de Bolívar, em Bogotá, neste domingo.

As seções eleitorais abriram as portas às 8h locais (10h em Brasília) deste domingo.

No sábado, em um pronunciamento pela televisão, o presidente destacou o caráter pacífico dessas eleições.

"Junto com as eleições de março passado para eleger o novo Congresso, cumpriremos o primeiro ciclo completo de eleições nacionais sem a ameaça do conflito armado" com as Farc, declarou.

Herdeiro político do ex-presidente Álvaro Uribe, Duque promete modificar o pacto de paz de 2016 para impedir que os rebeldes que já entregaram as armas e estão envolvidos em crimes atrozes possam atuar na política sem antes cumprir um mínimo de tempo na prisão.

Petro, que militou nos anos 1980 no extinto movimento M-19, pretende honrar os compromissos que garantem que os ex-líderes guerrilheiros recebam penas alternativas à prisão, se confessarem seus crimes, e indenizem as centenas de milhares de vítimas de um conflito que também contou com a participação de paramilitares de ultradireita e de agentes do Estado.

O independente de centro Sergio Fajardo e o ex-vice-presidente Germán Vargas lutam para surpreender e chegar ao segundo turno, enquanto o ex-negociador de paz com as Farc Humberto de la Calle e o evangélico Jorge Trujillo partem sem pontuação, segundo as pesquisas.

A abstenção, que historicamente beirou os 50%, pode voltar a ser protagonista entre os 36 milhões de colombianos convocados a exercer o voto não obrigatório.

Nenhum candidato disputa as bandeiras de Santos, que deixará o poder em agosto, após dois mandatos de quatro anos marcados por sua baixa popularidade.

- Preocupação venezuelana

Encerrado o confronto de meio século com os rebeldes marxistas, os colombianos estão mais preocupados com corrupção, desaceleração econômica, serviço de saúde e avanço do narcotráfico que castiga as fronteiras com Venezuela e Equador do que com o futuro do acordo com as Farc.

Nesse contexto, o fluxo migratório resultante da crise na Venezuela ganhou espaço. Nos últimos dois anos, entraram no país 762.000 venezuelanos, dos quais 518.000 pretende se instalar no território. Bogotá praticamente não tem relações com o governo de Nicolás Maduro.

O pacto com o agora partido Força Alternativa Revolucionária do Comum - que retirou seu candidato da corrida presidencial por problemas de saúde - operou, porém, como um divisor de águas.

"A Colômbia está polarizada desde antes das eleições. A polarização ficou evidente nas campanhas pelo 'sim' e pelo 'não' do plebiscito" pela paz, afirma Andrés Macías, pesquisador da Universidade Externado.

Embora os opositores do acordo tenham vencido por uma estreita margem, Santos levou adiante o pacto que desarmou, no ano passado, cerca de 7.000 combatentes. Ainda falta, contudo, implementar o sistema de justiça que garanta "verdade e reparação" a milhões de vítimas. Outra pendência envolve as reformas rurais, que poderiam evitar o reativamento do conflito.

Em sua tentativa para selar uma paz completa, Santos também dialoga com o Exército de Libertação Nacional (ELN) - a última guerrilha ativa que declarou uma trégua unilateral pelas eleições -, enquanto combate dissidentes das Farc e grupos de traficantes de drogas.

- Duas visões, um país

Nessa briga, Petro ganhou força e conseguiu cerrar fileiras com seu discurso antissistema, a favor do meio ambiente, das minorias e de uma economia independente do petróleo.

O candidato do movimento Colômbia Humana resgatou a praça pública para a esquerda, realizando multitudinários comícios.

"Aqui, essas reformas são consideradas extremistas, porque vivemos em um feudalismo bastante manchado pelo narcotráfico", disse Petro à AFP.

Já Duque batalhou para não parecer um "fantoche" de Uribe, embora tenha a mesma agenda: investimento privado, Estado austero e valores familiares tradicionais. Também propõe "recuperar a economia, eliminando o desperdício", mediante uma reforma para reduzir o funcionalismo público.

O centro chegou a estas eleições dividido e sem oxigênio.

bur-vel-raa/tm/tt