ASSINE
search button

Trump anuncia acordo com grupo chinês de telecomunicações ZTE

Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira que chegou a um acordo com o grupo chinês de telecomunicações ZTE.

"Fechei (a ZTE) e agora vamos permitir que reabra sob importantes garantias de segurança, e em troca sua direção e conselho de administração se comprometem a comprar componentes americanos e a pagar uma multa de 1,3 bilhão de dólares", escreveu Trump no Twitter.

O presidente criticou a política econômica de seus predecessores, que permitiu que "a empresa de telecomunicações ZTE prosperasse sem controles de segurança", e denunciou os democratas por seus acordos comerciais.

A ZTE, acusada de violar compromissos do embargo comercial contra o Irã e a Coreia do Norte, foi multada em 2017 em 1,2 bilhão de dólares, e em abril passado sofreu a proibição de Washington de exportar componentes eletrônicos norte-americanos, fundamentais para sua produção.

A proibição, decretada pelo prazo de sete anos, levou o grupo chinês a suspender o grosso de suas atividades e colocou em risco 75 mil empregos.

A sanção afetou por tabela as empresas americanas que vendiam componentes eletrônicos à ZTE, admitiu Trump nesta sexta-feira.

Recentemente, o presidente chinês, XI Jinping, pediu a Trump que suspendesse as sanções sobre a ZTE.