ASSINE
search button

Putin pede 'mudanças em todos os âmbitos' a seu novo governo

Compartilhar

O presidente russo, Vladimir Putin, pediu neste sábado (26) aos membros de seu novo governo, formado em meados de maio, que busquem "mudanças em todos os âmbitos", em sua primeira reunião no Kremlin.

"Tomem iniciativas, mostrem abordagens fora do comum, tenham um estilo de gestão moderno", sugeriu Putin diante do chefe do governo, Dmitri Medvedev, e de seus ministros.

"Aqui é onde deve estar o motor das mudanças em todos os âmbitos, e o conjunto do país deve sentir seu ritmo", disse, pedindo para o governo "ser um exemplo de cooperação construtiva" com a sociedade civil.

"Vocês têm muito trabalho a fazer, um trabalho substancial, e eu desejo a todos a energia e a saúde suficientes para fazê-lo", acrescentou o presidente.

Putin teve uma vitória folgada nas eleições de 18 de março e tomou posse em 7 de maio. Ele voltou a nomear Medvedev como primeiro-ministro, insinuando que não pensava em mudar de rumo após 18 anos no poder.

Os últimos anos foram marcados por tensões crescentes com os ocidentais, por duras medidas de rigor orçamentário e por uma política cultural favorável a valores conservadores.

Em 18 de maio, o presidente russo decidiu manter no cargo a maioria dos pesos-pesados do governo - como o ministro das Relações Exteriores Serguei Lavrov, e o titular da Defesa, Serguei Shoigu.

mp/tbm/glr/gm/eg/ll/tt