ASSINE
search button

Primeiros resultados dão vitória clara ao 'sim' em referendo sobre aborto na Irlanda

Compartilhar

O "sim" obtinha um vitória clara nos primeiros resultados oficiais anunciados neste sábado (26), após o histórico referendo na Irlanda sobre a liberalização do aborto.

Os resultados das primeiras quatro das 40 circunscrições do país se declararam 66,36% favoráveis a uma liberalização da legislação sobre o aborto, anunciou o escritório responsável pela apuração central baseado em Dublin.

Hoje, a lei irlandesa é uma das mais restritivas da Europa. A participação foi de 63%.

O apoio ao "sim" foi de 77% em Dublin central, 69%, em Cork Sul-central, 64%, em Cork-norte-central, e 60%, em Galway Leste.

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, considerou, neste sábado, que o inequívoco "sim" no referendo sobre a liberalização do aborto no país é "o desfecho de uma revolução tranquila".

"O que nós vemos hoje é o desfecho de uma revolução tranquila, que transcorreu na Irlanda ao longo dos últimos dez, ou 20 anos", declarou à rede pública RTE.

Depois de confirmados os resultados, o próximo passo será o governo redigir um novo projeto de lei, autorizando o aborto durante as 12 primeiras semanas de gestação e até as 24 semanas por motivos de saúde.

mpa/glr/tt