ASSINE
search button

Milhares de fãs de Tito lembram líder falecido em seu aniversário

Compartilhar

Milhares de pessoas vindas de várias partes da antiga Iugoslávia celebraram neste sábado (26) os 126 anos de nascimento do líder comunista iugoslavo Josip Broz Tito (1892-1980) na cidade natal do ditador, Kumrovec, norte da Croácia.

Vestindo camisetas com a efígie daquele que foi o presidente da Iugoslávia ou o mapa do antigo país, os admiradores do "Marechal" se reuniram em frente à casa onde ele nasceu, transformada em museu.

Muitos agitavam a bandeira iugoslava, nas cores azul, branca e vermelha, arrematada por uma estrela vermelha.

"Era uma época melhor", declarou, citado pela imprensa, Jovan Vejnovic, presidente da União das Associações "Josip Broz Tito". Cada ex-república iugoslava tem uma.

À frente da resistência contra os nazistas e seus aliados nos Bálcãs durante a Segunda Guerra Mundial, Tito governou sem divisão a Federação da Iugoslávia, do fim do conflito até a sua morte, em 4 de maio de 1980, fazendo de seu país um dos principais atores do movimento dos não alinhados.

Até hoje ele desperta afeição e nostalgia em toda a antiga Iugoslávia.

Mais outros ressaltam aspectos sombrios de seu governo, marcado sobretudo pela repressão da dissidência política.

Apesar disso, em setembro de 2017, sob pressão de nacionalistas, Zagreb deu a uma das principais praças da capital o nome de Tito.

Dez anos após sua morte, uma série de conflitos, que deixaram mais de cem mil mortos, puseram fim à Iugoslávia. Suas seis ex-repúblicas - Bósnia, Croácia, Montenegro, Sérvia e Eslovênia - hoje são independentes, assim como Kosovo, que era então uma região autônoma no seio da Sérvia.

str-rus/bds/mvv