ASSINE
search button

Pompeo e Santos destacam importância de frente unida pela Venezuela

Compartilhar

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Mike Pompeo, falou nesta sexta-feira (25) com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, sobre a necessidade de apoiar a "restauração" da democracia na Venezuela, informou uma fonte oficial americana.

O secretário de Estado e o presidente colombiano "discutiram as eleições fraudulentas celebradas em 20 de maio na Venezuela e a importância de permanecer unidos como nações democráticas no apoio ao povo venezuelano e na restauração de sua democracia", informou o Departamento de Estado.

O comunicado sobre a conversa telefônica destacou a "grande compaixão" da Colômbia ao receber seus vizinhos venezuelanos que fogem da crise em seu país e disse que Washington continuará apoiando os esforços de Bogotá nesse sentido.

Os Estados Unidos anunciaram no começo de maio que dariam à Colômbia 18,5 milhões de dólares para atender os venezuelanos que chegam ao país, além dos 2,5 milhões já concedidos em março.

Pompeo e Santos também falaram da situação da hidrelétrica de Hidroituango, no departamento (estado) colombiano de Antioquia, onde mais de 25.000 pessoas foram evacuadas diante do risco de cheia do rio que abastece uma hidrelétrica em construção.

Pompeo ressaltou o apoio dos Estados Unidos para lidar com este tema.

ad/lp/cc/mvv