ASSINE
search button

Trump cancela reunião histórica com líder da Coreia do Norte

Encontro com Kim Jong-un estava previsto para 12 de junho

Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou nesta quinta-feira (24) a reunião histórica com o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, que estava prevista para o dia 12 de junho em Singapura. O republicano enviou uma carta a Kim na qual diz que tomou a decisão com base na "tremenda raiva e hostilidade aberta" manifestada em uma declaração recente feita por autoridades norte-coreanas.

De acordo com o texto, Trump disse que "estava aguardando muito estar lá" com o ditador norte-coreano, mas sente que '"é inapropriado, neste momento, realizar essa reunião há muito tempo planejada". O chefe de Estado norte-americano ainda ressaltou que tomou a decisão "pelo bem das duas partes, mas em detrimento do mundo".

"O mundo e, em particular a Coreia do Norte, perde "uma grande oportunidade para uma paz duradoura". "Este é um momento muito triste para a história".

O anúncio de Trump ocorre no mesmo dia em que a Coreia do Norte destruí seu centro de testes nucleares de Punggye-ri, após ter acordado iniciar o processo de "desnuclearização" na cúpula com a Coreia do Sul, no último dia 27 de abril. Na última quarta-feira (23), Pyongyang disse que dependia dos Estados Unidos a decisão de se encontrar "na mesa de negociação ou no confronto nuclear".

"Você fala sobre suas capacidades nucleares, mas a nossa é tão massiva e poderosa que rezo a Deus para que ela nunca precise ser usada", respondeu Trump na carta. Hoje, em mais uma polêmica, a vice-chanceler da Coreia do Norte, Choe Son-hui, fez diversas críticas ao governo de Trump e chamou o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, de "político burro" após falar que Pyongyang pode acabar como a Líbia. 

Confira o comunicado na íntegra:

"Sua Excelência

Kim Jong-un

Presidente da Comissão de Interesses do Estado da República Democrática da Coreia:

Apreciamos muito seu tempo, paciência e esforço em respeito as nossas recentes negociações e discussões relativas à cúpula há tanto tempo buscada pelos dois lados, que estava agendada para 12 de junho em Singapura. Fomos informados de que o encontro foi requisitado pela Coreia do Norte, mas isso para nós é completamente irrelevante.

Eu estava na expectativa de encontrá-lo. Infelizmente, baseado na enorme raiva e na hostilidade aberta expressadas em seu comunicado mais recente, sinto que é inapropriado, neste momento, realizar essa reunião há tanto tempo planejada.

Dessa maneira, essa carta atesta que a cúpula de Singapura, pelo bem dos dois lados, mas para detrimento do mundo, não acontecerá. Você fala sobre suas capacidades nucleares, mas a nossa é tão massiva e poderosa que rezo a Deus para que ela nunca precise ser usada.

Eu achei que um diálogo maravilhoso estava sendo construído entre você e eu, e, no fim das contas, esse é o único diálogo que importa. Um dia, espero muito poder encontrá-lo. Nesse meio tempo, gostaria de agradecer por ter libertado os reféns que estão agora com suas famílias. Isso foi um gesto muito bonito e que foi muito apreciado.

Se você mudar de ideia, sobre o que está relacionado a essa importante cúpula, não hesite em me ligar e me escrever.

O mundo, e a Coreia do Norte em particular, perdeu uma grande oportunidade de ter paz permanente e grande prosperidade e riqueza. Essa oportunidade perdida é realmente um momento triste na história.

Atenciosamente, 

Donald J. Trump 

Presidente dos Estados Unidos da América”