ASSINE
search button

Presidente da Coreia do Sul pede 'diálogo' entre Trump e Kim

Presidente dos EUA cancelou reunião de 12 de junho com líder da Coreia do Norte

Compartilhar

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, pediu que o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, tenham um "diálogo direto". 

"A desnuclearização da Península Coreana e a constituição de uma paz permanente são desafios históricos que não podem ser abandonados ou adiados", declarou o sul-coreano, após Trump ter cancelado sua reunião com Kim, marcada para 12 de junho.

Reunião cancelada 

Trump comunicou, em carta nesta quinta-feira, que desistiu de uma reunião bilateral com  Kim Jong-un. 

A desistência, de acordo com Trump foi relacionado ao  comportamento de KIm que mostrou "tremenda raiva e aberta hostilidade", em seu comunicado mais recente, o que fez ele avaliar apropriado desistir do evento neste momento.

O encontro estava marcado para o dia 12 de junho, em Cingapura. Trump disse ainda que, no aso Kim mude de ideia para realizar a reunião, não deve hesitar em telefonar ou escrever. "O mundo, e a Coreia do Norte em particular, perderam uma grande oportunidade para uma paz duradoura e grandes prosperidade e riqueza. Essa oportunidade perdida é um momento verdadeiramente triste na história", julgou o líder americano.

Com Agência Ansa e Agência AFP