ASSINE
search button

EUA desperdiçou milhões de dólares em esforço para estabilizar Afeganistão

Compartilhar

Os Estados Unidos desperdiçaram milhões de dólares na tentativa de estabilizar áreas vulneráveis do Afeganistão entre 2001 e 2017, e alguns esforços causaram mais danos que benefícios, afirmou nesta quinta-feira um órgão de fiscalização.

Segundo o gabinete do Inspetor Especial para a Reconstrução do Afeganistão, Washington estabeleceu expectativas pouco realistas após a invasão americana em 2001, e superestimou sua capacidade para construir e reformar as instituições governamentais afegãs.

"Apesar de alguns esforços heroicos para estabilizar áreas inseguras e disputadas no Afeganistão entre 2002 e 2017, em sua essência o programa falhou", afirmou em Washington John Sopko, Inspector Especial Geral.

"Isto ocorreu por numerosas razões, incluindo o estabelecimento de uma série de expectativas pouco realistas sobre o que se poderia alcançar em pouco anos".

O relatório destaca que os militares pressionaram grupos de ajuda para construir escolas e infraestruturas em áreas que seguiam em disputa com o Talibã, o que levou ao fracasso de muitos projetos.

Ao menos 4,7 bilhões de dólares em fundos de estabilização foram gastos a partir de 2009, quando um reforço nas tropas no Afeganistão removeu os talibãs de uma grande área e uma avalanche de especialistas do Ocidente promoveu a construção de instituições nesta zona.

"Mas as grandes somas em dólares para a estabilização que os Estados Unidos entregaram ao Afeganistão em busca de avanços rápidos muitas vezes agravaram o conflito, promoveram a corrupção e reforçaram o apoio aos rebeldes".

"Sob a imensa pressão para acelerar a estabilidade em distritos inseguros, agências do governo dos Estados Unidos gastaram muito dinheiro, demasiado rápido, em um país que lamentavelmente não está preparado para absorver isto".