ASSINE
search button

Conselho de Segurança critica uso da fome como arma de guerra

Compartilhar

O Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade nesta quinta-feira a primeira resolução que reconhece a existência de uma ligação entre a fome e os conflitos, em um texto que "condena veementemente" o uso desta arma nas guerras atuais.

Apresentada pela Holanda e discutida há vários meses, a iniciativa foi desenvolvida a partir de uma recente constatação do Programa Mundial de Alimentos (PMA), que destaca que cada vez mais populações sofrem de insegurança alimentar.

Após décadas de regressão da fome no mundo, hoje, mais uma vez, 124 milhões de pessoas enfrentam situações de desnutrição em situações de conflito.

"A persistência da fome ainda hoje é uma vergonha", ressaltou Lise Gregoire-van Haaren, vice-embaixadora holandesa na ONU.

"Na Síria, no Iêmen e no Sudão do Sul, os mercados e os comboios humanitários são conscientemente alvos para que a população civil passe fome", alertam fontes diplomáticas.

A resolução pede ao secretário-geral que evoque a questão da fome e sua relação com os conflitos em todos os relatórios anuais sobre a proteção de civis.

prh/leo/ja/lda/mr