Jornal do Brasil

Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018 Fundado em 1891

Internacional

Trump recebe líder sul-coreano com agenda concentrada em Pyongyang

Jornal do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe nesta terça-feira na Casa Branca o chefe de Estado sul-coreano Moon Jae-in, para um diálogo que tem como tema central o esperado encontro do norte-americano com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un.

Moon chega à Casa Branca em uma desesperada tentativa de manter o processo de aproximação entre Washington e Pyongyang, que já havia provocado efeitos positivos na própria relação entre o Norte e o Sul da península coreana.

Trump e Kim concordaram em se reunir em 12 de junho em Singapura para discutir a desnuclearização da península coreana, e nesse contexto Kim e Moon protagonizaram um histórico encontro na Zona Desmilitarizada que divide os dois territórios.

Esta aproximação incluiu passos impensáveis há alguns meses, como a viagem secreta realizada a Pyongyang pelo então diretor da CIA, Mike Pompeo, visita que repetiu em maio já como secretário de Estado, para reuniões pessoais com Kim.

No entanto, esse delicado processo de aproximação tem tropeçado em impasses. Após criticar os exercícios militares conjuntos de Coreia do Sul e Estados Unidos, Pyongyang cancelou uma importante reunião de alto nível prevista com representantes de Seul na semana passada, gesto que caiu como um balde de água fria sobre o entusiasmo reinante.

As relações ficaram ainda mais tensionadas quando o assessor de Segurança da Casa Branca, John Bolton, sugeriu uma solução que siga o "modelo líbio" para forçar uma desnuclearização da Coreia do Norte. Imediatamente Pyongyang ameaçou cancelar a reunião, mas Trump afirmou que esse modelo não está nos planos americanos.

ahg/lda/cc

Agência AFP


Compartilhe: