ASSINE
search button

Reino Unido pede informações após notícia de detenção de acadêmico no Irã

Compartilhar

O Reino Unido anunciou nesta quinta-feira que solicitou informações de modo urgente ao Irã após as notícias sobre a detenção de um acadêmico com cidadania britânica e iraniana.

Abbas Edalat, um ativista pela paz e professor de Ciência da Computação no Imperial College de Londres, foi detido em 15 de abril, de acordo com o Centro para os Direitos Humanos no Irã (CHRI), organização que tem sede em Nova York.

"Estamos pedindo informações urgentemente às autoridades iranianos após as notícias da detenção de um britânico-iraniano", afirmou uma porta-voz do ministério britânico das Relações Exteriores.

O CHRI afirmou que Edalat foi detido pela Guarda Revolucionária e se negou a pagar a fiança na quarta-feira, argumentando que era inocente e deveria ser libertado incondicionalmente.

O grupo indicou que a casa de Edalat em Teerã foi alvo de uma operação e seu computador foi confiscado, assim como CDs e notebooks.

Nos últimos anos foram registrados vários casos de detenções de pessoas com cidadania britânica e iraniana em Teerã.

O governo do Irã não reconhece a dupla cidadania.

O caso mais famoso é o Nazanin Zaghari-Ratcliffe, funcionário da Fundação Thomson Reuters que foi detido há dois anos e cumpre uma condenação de cinco anos de prisão por suposta sedição.

dt/jwp/gh.zm/fp