ASSINE
search button

Kim Jong Un parte para Cúpula Intercoreana

Compartilhar

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, partiu de Pyongyang na manhã desta sexta-feira para se encontrar com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, na Zona Desmilitarizada que divide a península da Coreia para uma cúpula histórica, informou a agência estatal KCNA.

"Kim Jong Un discutirá honestamente com Moon Jae-in todas as questões que surjam para melhorar as relações intercoreanas e se obter a paz, a prosperidade e a reunificação da península da Coreia".

O líder norte-coreano se reunirá com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, na linha de demarcação militar que divide a península.

Esta será a terceira reunião intercoreana, após os encontros celebrados em Pyongyang em 2000 e 2007, e marca um ponto de inflexão após a aproximação diplomática que se seguiu a um período de alta tensão na península.

Quando Kim cruzar a linha de fronteira será o primeiro líder norte-coreano a entrar no sul desde a Guerra da Coreia, há 65 anos.

Kim será recebido por uma guarda de honra e percorrerá a pé com Moon o percurso até a Casa da Paz de Panmunjom, onde foi assinado o armistício de 1953.

O tema do arsenal nuclear de Pyongyang estará no centro da agenda, após o país obter um rápido progresso em sua tecnologia atômica sob o mandato de Kim, que herdou o poder de seu pai em 2011.

Os norte-coreanos também desenvolveram mísseis balísticos capazes de atingir o território americano, o que acrescentou tensão entre Washington e Pyongyang.

Mas os Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeongchang, no Sul, marcaram o início de uma distensão palpável na península coreana.

No sábado, Kim anunciou uma moratória nos testes nucleares e nos lançamentos de mísseis balísticos de longo alcance, afirmando que já cumpriram com seus objetivos.

bur-amz/lr