Jornal do Brasil

Sexta-feira, 25 de Maio de 2018 Fundado em 1891

Internacional

Iraque autoriza exploração petroleira perto de fronteiras de Irã e Kuwait

Jornal do Brasil

O ministro iraquiano de Petróleo acertou, nesta quinta-feira (26), três concessões de exploração petroleira perto da fronteira com o Irã, pela primeira vez em 50 anos, e outra perto da fronteira com o Kuwait, outorgadas a empresas chinesas e uma dos Emirados Árabes.

O Iraque esteve em guerra com o Irã entre 1980 e 1988 e com o Kuwait em 1990.

"Após décadas de guerra e negligência, decidimos acelerar os investimentos nos campos nas fronteiras, o que contribuirá para melhorar nossa economia", afirmou o ministro de Petróleo, Yabar al Luaibi. "Não faz sentido deixar essas regiões sem investimentos e sem desenvolvimento".

À empresa chinesa Geo-Jade foram concedidos dois blocos de exploração petroleira perto da fronteira com o Irã: Naft Jana, na província de Diyala, e Huwaiza, na província de Mesena.

Segundo o sistema de divisão de lucros existente, receberão 14,67% e 13,75%, respectivamente, dos lucros da exploração desses blocos.

Outra empresa chinesa, a United Energy Group, ficará encarregada da exploração do bloco de Sinbad, na província de Basra, perto da fronteira com o Irã. Ela vai ficar com 4,55% dos lucros.

A companhia Crescent Petroleum, dos Emirados Árabes, recebeu a concessão de exploração do bloco Khider Mai, perto da fronteira com o Kuwait, e receberá 13,75% dos lucros.

O ministro iraquiano de Petróleo também concedeu a esta última empresa os direitos de exploração de quatro campos de gás, todos na província de Diyala.

ak/sk/bpe/sgf/ll

Agência AFP


Compartilhe: