ASSINE
search button

Enel aumenta oferta pela Eletropaulo

Compartilhar

A empresa italiana Enel anunciou nesta quinta-feira que elevará novamente sua oferta pública (OPA) pela Eletropaulo, em uma disputa com a espanhola Iberdrola para assumir o controle da maior distribuidora de energia elétrica do Brasil.

A Enel aumentou a oferta de aquisição de 28 reais a 32 reais por ação, o que representa um preço de R$ 5,4 milhões.

O grupo italiano também oferece pelo menos 1,5 bilhão de aumento de capital ao fim da operação, uma quantia que a Enel adicionou no dia 20 de abril, quando anunciou o primeiro aumento da oferta.

A oferta pública de adquisição está a cargo da Enel Sudeste, filial da Enel Brasil, e pretende comprar todo o sistema de distribuição de energia elétrica de São Paulo, privatizado em 1998.

A batalha entre Enel e Iberdrola pelo controle da Eletropaulo começou em 17 de abril, quando o grupo espanhol anunciou uma pública de aquisição de 25,51 reais por ação, com um aumento de capital de 414 milhões de euros adicionais.

A Iberdrola melhorou a oferta na segunda-feira passada, a 1,16 bilhão de euros, nos cálculos da AFP.

A empresa espanhola, que realiza a operação por meio de sua filial brasileira Neoenergia, oferece agora 29,40 reais por ação.

A Neoenergia, que concretizou uma fusão com o grupo brasileiro Elektro em 2017 e se tornou a maior distribuidora pelo número de clientes da América Latina, aspira se tornar a maior distribuidora do Brasil.

CCO-kv.zm/fp