ASSINE
search button

Donald Trump visitará Reino Unido em 13 de julho

Compartilhar

O presidente americano Donald Trump visitará o Reino Unido em 13 de julho, anunciaram nesta quinta-feira Downing Street e o embaixador britânico nos Estados Unidos.

"O presidente dos Estados Unidos visitará o Reino Unido em 13 de julho. Ele manterá conversações bilaterais com a primeira-ministra Theresa May durante sua visita", indicou Downing Street em um comunicado, confirmando o tuíte do embaixador Kim Darroch.

Este último disse ter "o prazer" em anunciar esta visita, que foi adiada e pode ser objeto de manifestações.

Uma fonte do governo disse que Trump faria uma visita de trabalho, e não uma visita de Estado, que implica várias honrarias, como ser recebido pela rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham.

No entanto, o convite para uma visita de Estado, que May fez em janeiro de 2017, ainda segue válido, segundo a fonte.

A viagem do presidente americano ao Reino Unido constitui um verdadeiro quebra-cabeça para o governo britânico devido à ameaça de manifestações.

Cerca de 1,9 milhão de pessoas assinaram uma petição exigindo que ele faça uma visita simples e não uma visita de Estado.

"Não tenho dúvidas de que, se ele vier haverá pessoas querendo expressar seu ponto de vista em voz alta", declarou há poucos dias o prefeito de Londres, Sadiq Khan.

O relacionamento "especial" entre os Estados Unidos e o Reino Unido foi ofuscado por vários episódios de tensão. O último aconteceu em novembro, quando Trump retuítou vídeos contra muçulmanos transmitidos pela vice-presidente do grupo de extrema direita Britain First.

No entanto, o Reino Unido conta enormemente com seu aliado para o período pós-Brexit e espera assinar um grande acordo comercial com os Estados Unidos.

oaa/fb/bds/mr