ASSINE
search button

Nova Constituição da Igreja Católica já tem rascunho pronto

Texto está sendo escrito por conselho nomeado pelo Papa Francisco

Compartilhar

Os cardeais do "C9", comissão convocada pelo papa Francisco para reformar a Cúria Romana, já escreveram o rascunho de uma nova Constituição Apostólica para a Santa Sé.

Segundo o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Greg Burke, grande parte dos trabalhos da 24ª reunião do grupo, concluída nesta quarta-feira (25), foi dedicada à releitura do texto, que substituirá a carta magna "Pastor Bonus", promulgada por João Paulo II, em 1988.

"Ao fim da redação, que exigirá ainda um pouco de tempo, os cardeais aprovarão o texto a ser entregue ao Santo Padre para a aprovação final", afirmou Burke, que prevê ainda "meses" de trabalho para o "C9".

O nome da nova Constituição Apostólica, ainda não confirmado, fará referência à "Igreja em missão". A próxima reunião do conselho de nove cardeais está marcada para 11 a 13 de junho.

A reforma da Cúria é um dos principais objetivos do pontificado de Francisco e deve incluir iniciativas para ampliar a participação das mulheres e dos jovens nos órgãos da Santa Sé. Cada dicastério teve sua estrutura revisada pelos cardeais, com a meta de descentralizar a administração católica.