ASSINE
search button

Polícia detém suposto assassino do jornalista mexicano Javier Valdez

Compartilhar

O suposto responsável pelo assassinato do jornalista mexicano Javier Valdez, executado em 15 de maio passado no noroeste do país, foi detido em uma operação conjunta da polícia e da promotoria, informou nesta segunda-feira (23) o ministro de Governo (Interior), Alfonso Navarrete.

"Há alguns momentos detivemos o suposto responsável pelo homicídio do jornalista Javier Valdez, que infelizmente foi privado da vida no ano passado em #Sinaloa", escreveu Navarrete em sua conta no Twitter.

Porta-vozes do ministério de governo não contavam por enquanto com mais detalhes sobre a detenção.

Valdez, fundador do semanário Riodoce, no estado de Sinaloa, correspondente de La Jornada e colaborador da AFP durante uma década, foi morto a tiros em plena luz do dia e na rua, perto de seu escritório em Culiacán, sua cidade natal.

O jornalista é considerado a voz que rompeu o silêncio para denunciar o crime organizado em Sinaloa, reduto do chefão Joaquín "El Chapo" Guzmán, agora preso nos Estados Unidos.

Seu trabalho foi reconhecido em 2011 com o prêmio à Liberdade de Expressão do Comitê para a Proteção dos Jornalistas em Nova York.

Desde o ano 2000, mais de cem comunicadores foram assassinados no México, o que faz do país um dos pais perigosos para o exercício do jornalismo.

Em 2017 foram assassinados pelo menos 11, segundo a organização Repórteres sem Fronteiras. Este ano, ao menos dois foram mortos.

jla/jhb/rsr/dga/mvv