ASSINE
search button

'Encontro internacional' para dissolução do ETA é marcado em maio

Compartilhar

Um "encontro internacional" para alcançar uma "paz justa e duradoura" no País Basco se dará em 4 de maio em Cambo-les-Bains, no sudoeste da França, anunciou nesta segunda-feira (23), o mediador internacional Raymond Kendall.

"Celebraremos um novo encontro internacional em Cambo em 4 de maio de 2018 (...), que será primordial no avanço do processo de paz definitivo", declarou o especialista britânico, membro do Grupo Internacional de Contato (GIC), que trabalha a favor de um processo de paz no País Basco, durante uma entrevista coletiva em Bayona.

"Os bascos demonstraram uma clara determinação de avançar em um objetivo de alcançar uma paz justa e duradoura (...). Estamos certos de que haverá novos avanços em um futuro próximo, no mês de maio", acrescentou Kendall, em francês.

A organização separatista basca ETA disse, na semana passada, que anunciará sua dissolução durante o primeiro fim de semana de maio, no País Basco francês, mediante uma declaração "muito clara".

"A declaração de que o ETA já não existe vai ser muito clara. As palavras não podem ser mencionadas. Mas não vai restar dúvidas a ninguém", garantiu na quinta-feira passada Alberto Spectorovsky, também membro do GIC.

O ETA pediu na semana passada perdão às vítimas pelo "grave dano" causado durante sua luta armada pela independência do País Basco, um gesto prévio a sua esperada dissolução - embora suas desculpas dirigidas apenas aos afetados "sem responsabilidade" tenham gerado polêmica na Espanha.

col-meb/age/ll/cc