ASSINE
search button

Coreias do Norte e do Sul têm linha telefônica direta pela 1ª vez

Compartilhar

As Coreias do Norte e do Sul estabeleceram pela primeira vez uma linha telefônica direta entre seus líderes, medida que visa construir confiança uma semana antes da reunião entre os presidentes dos dois países na zona desmilitarizada da fronteira entre as duas nações.

O escritório presidencial em Seul disse na noite desta sexta-feira (20) que testou com sucesso a conexão telefônica com o escritório do líder norte-coreano, Kim Jong Un.

Kim se prepara para uma reunião de cúpula na próxima semana com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, antes do encontro planejado com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no final de maio ou junho.

>> Coreia do Norte suspende testes de mísseis nucleares

>> União Europeia saúda etapa positiva com fim dos testes nucleares de Pyongyang

>> Japão comemora com cautela suspensão de testes nucleares pela Coreia do Norte

O teste foi "tranquilo" e durou quatro minutos e 19 segundos, informou Youn Kun-young, diretor do escritório do governo sul-coreano.

Ao longo dos anos, as duas Coreias cortaram canais de comunicação à medida que as tensões aumentavam. Os países finalmente cortaram a linha militar no início de 2016, durante um aumento nas tensões. Eles reativaram a linha no começo deste ano.

As duas Coreias já mantiveram cerca de 30 linhas de contato, mas a linha telefônica direta iniciada nesta sexta-feira é a primeira entre os dois líderes.

Fonte: Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires)

>> China celebra o fim dos testes nucleares e de mísseis da Coreia do Norte