ASSINE
search button

Argentina tem 'panelaço' contra aumento de tarifas públicas

Compartilhar

Milhares de argentinos bateram panelas na noite desta quarta-feira para protestar contra os elevados e sucessivos aumentos nos preços dos serviços públicos adotados pelo governo do presidente Mauricio Macri.

Esquinas tradicionais de Buenos Aires e praças de diversas cidades do país foram palco do "panelaço" e "buzinaço" contra o governo, convocado por associações de usuários e consumidores.

Na quinta-feira haverá a "passeata das velas", no centro de Buenos Aires, contra os aumentos exorbitantes das tarifas públicas, que em alguns casos superam 1.500% nos dois últimos anos.

Segundo a deputada opositora peronista Graciela Camaño, em "dois anos o macrismo aumentou em 1600% a tarifa de gás, em 500% o preço da luz e em 400% o preço cobrado pela água" encanada.

O governo promove uma gradativa eliminação dos subsídios aos serviços públicos, que em 2015 somaram 21,7 bilhões de dólares.

O vice-chefe do Gabinete, Mario Quintana, declarou ao jornal La Nación que o governo seguirá priorizando o objetivo de "resolver o déficit fiscal".

ls/lr