ASSINE
search button

China impõe retaliação contra 128 produtos dos EUA

Medida é uma resposta às novas sanções comerciais de Trump

Compartilhar

Em resposta pelas novas sanções comerciais impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o Ministério do Comércio da China anunciou nesta quinta-feira (22) que irá cobrar tarifas mais altas de 128 produtos importados do país norte-americano.

Entre alguns dos produtos que estão sujeitos às tarifas elevadas, estão frutas, vinhos, carne suína, tubos de aço e alumínio.

"O Ministério do Comércio publicou uma lista de bens importados dos EUA para os quais planeja impor tarifas para equilibrar as perdas causadas pela imposição de tarifas sobre aço e alumínio pelos EUA", afirmou o Ministério chinês em um comunicado.

De acordo com a imprensa local, o país asiático pretende impor uma tarifa de 15% sobre aço, frutas, vinhos e mais outros produtos. Já suínos e alumínio, ganhariam uma sobretaxa de importação de 25%.

Segundo a pasta, as tarifas impostas pelos Estados Unidos vão contra as regras do comércio global. Com a nova sanção, o governo estima que o impacto econômico das importações norte-americanas podem alcançar até US$ 3 bilhões.

A guerra comercial contra os Estados Unidos começou no início de março, quando Trump assinou uma nova ordem que impõe uma sobretaxa de 10% na importação de alumínio e de 25% na de aço. Os novos impostos entram em vigor hoje (23).

O ápice para os chineses foram as novas sanções e tarifas comerciais impostas pela Casa Branca ao país asiático, que está sob a acusação de roubar "segredos tecnológicos e comerciais". A quantia de impostos chega em até US$ 60 bilhões.