ASSINE
search button

Agentes dão batida na Cambridge Analytica, centro do escândalo do Facebook

Compartilhar

O órgão regulador encarregado da proteção de dados privados na Grã-Bretanha realizou nesta sexta-feira uma batida na empresa Cambridge Analytica, acusada de utilizar informações de milhões de usuários do Facebook sem seu consentimento.

A Information Commissionner's Office (ICO) foi autorizada a realizar a batida por um juiz da Alta Corte de Londres para "analisar os servidores" da Cambridge Analytica e "efetuar uma verificação de dados".

Dezoito agentes da ICO vasculharam na noite desta sexta-feira a sede da Cambridge Analytica.

A ICO investiga se a Cambridge Analytica, contratada durante a campanha de Donald Trump em 2016, utilizou ilegalmente dados de milhões de usuários do Facebook para prospectar potenciais eleitores.

"Trata-se apenas de parte de uma investigação, mais ampla, sobre a utilização de dados pessoais  para finalidades políticas. Assim vamos poder recolher, avaliar e examinar os elementos de prova, antes de tirar conclusões", explicou um porta-voz da ICO.

O presidente da Cambridge Analytica, Alexander Nix, foi afastado de sua função, e o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, se viu obrigado a pedir desculpas.

Cambridge Analytica nega as acusações e afirmou nesta sexta-feira que contratou uma auditoria para verificar que não mantém em seu poder qualquer dado de forma ilegal.