ASSINE
search button

Cerca de 50 crianças são intoxicadas na Rússia por gases de lixão

Compartilhar

Os gases que emanavam de um lixão de resíduos tóxicos perto de Moscou provocaram mal-estar em cerca de 50 crianças e a indignação de seus pais, que nesta quarta-feira (21) se manifestaram contra as autoridades.

"Não matem nossos filhos!" e "Quero respirar! Quero viver!" eram alguns dos lemas nos cartazes das cerca de 200 pessoas que se manifestaram em frente ao hospital de Volokolamsk, uma centena de quilômetros a noroeste da capital russa.

Há semanas, os habitantes dessa região vêm denunciando as emanações do lixão de Iadrovo, em funcionamento desde 1979. 

A situação se agravou nesta quarta-feira com a o surgimento de um cheiro forte, levando 57 menores a necessitarem atendimento médico devido a tonturas, e cinco tiveram que ser hospitalizados, segundo um comunicado da administração regional.

O prefeito da cidade, Piotr Lazarev, acusou o lixão de Iadrovo, situado a três quilômetros de Volokolamsk. 

As autoridades locais atribuíram o problema a uma fuga de um gás tóxico que já foi identificada.

O ministério russo de Situações de Emergência afirmou em um boletim diário sobre o estado do ar na região de Moscou que "não foi constatada nenhuma concentração de substâncias poluentes no ar que ultrapassem as normas".

"Há dois meses o ar aqui é irrespirável. Nossos filhos sofrem de náuseas e hipertensão" declarou à AFP uma habitante local, Anna Grapé, de 50 anos.