ASSINE
search button

Voos internacionais são retomados no Curdistão iraquiano

Compartilhar

Os voos internacionais foram retomados nesta terça-feira (20) no aeroporto de Suleimaniyeh, no nordeste do Iraque, uma semana depois da suspensão do bloqueio imposto por Bagdá aos dois aeroportos do Curdistão - constatou um correspondente da AFP.

Um avião de carga transportando aparelhos eletrônicos pousou no início da tarde proveniente dos Emirados Árabes Unidos.

Em seguida, às 10h15 GMT (7h15 de Brasília), "um avião da companhia Iraqi Airways, com 39 passageiros a bordo, decolou com destino a Amã", indicou Dana Mohammed, responsável pela comunicação do aeroporto.

No final de setembro, depois da realização do referendo de independência organizado por Erbil, capital da região autônoma, contrariando as autoridades iraquianas, Bagdá exigiu o controle dos aeroportos e postos de fronteira situados no Curdistão.

Também enviaram tropas para recuperar as zonas disputadas, nas quais os combatentes curdos foram se posicionando com o passar dos anos, principalmente desde o caos criado em 2014 pela ofensiva do grupo Estado Islâmico (EI).

O Curdistão perdeu, assim, seus recursos petroleiros da província de Kirkuk.

Bagdá reivindicava o controle no Curdistão de temas como passaportes e permissões de residência, assim como das alfândegas e tarifas alfandegárias.

Erbil cedeu em relação a este último ponto, e o controle da segurança dos aeroportos era o que estava pendente.

Desde o início do bloqueio, todos os voos do Curdistão com destino a outros países transitavam por Bagdá e os estrangeiros tinham de solicitar visto às autoridades federais, algo que não acontecia antes.