ASSINE
search button

Congressista pioneira nos EUA morre aos 88 anos

Compartilhar

Louise Slaughter, a congressista democrata dos Estados Unidos que foi a primeira presidente do Comitê de Regras da Câmara, faleceu nesta sexta-feira (16), aos 88 anos, após sofrer uma concussão cerebral em uma queda - anunciou seu gabinete.

Eleita pela primeira vez no Congresso em 1986, no oeste de Nova York, ela era a representante (deputada) mais antiga da Casa.

"É difícil encontrar um segmento da sociedade que Louise não tenha ajudado a moldar no transcurso de mais de 30 anos de trabalho no Congresso, da assistência médica até a não discriminação genética e reformas éticas históricas", disse seu chefe de pessoal, Liam Fitzsimmons, em um comunicado.

Ela usou sua experiência como microbióloga para pressionar uma legislação na área da saúde, mas também teve um papel decisivo nos assuntos ligados às mulheres, já que foi coautora da Lei contra a Violência contra a Mulher.

Além disso, redigiu leis que proíbem o uso de informação privilegiada.

Sob a lei estadual, o governador de Nova York, o democrata Andrew Cuomo, manteve discrição sobre quando convocar uma eleição especial para sua substituição.