ASSINE
search button

Número 2 da Unicef pede demissão após denúncias de assédio

Justin Forsyth tinha comportamento abusivo com mulheres da rede

Compartilhar

O vice-diretor da Unicef e antigo diretor da ONG "Save the Children", Justin Forsyth, pediu demissão de seu cargo nesta quarta-feira (21) após ser acusado de assédio sexual. De acordo com a "BBC", ele teria mandado mensagens inapropriadas a mulheres que colaboraram com a entidade, além de fazer comentários sobre as roupas que usavam. 

Forsyth disse que pediu "desculpas sem reservas" a três pessoas por seu comportamento "errado" entre 2011 e 2015 e que sua demissão aconteceu em concordância com a equipe, mas que acredita que os casos foram resolvidos "anos atrás". A Save the Children, por sua vez, disse que irá realizar uma revisão na cultura organizacional no centro de caridade, "encaminhando qualquer comportamento suspeito à direção". 

A renúncia surge semanas após o escândalo envolvendo a ONG britânica Oxfam - cujos funcionários foram acusados de contratar prostitutas durante uma missão humanitária no Haiti. A subdiretora da organização, Penny Lawrence também renunciou ao cargo após assumir "inteira responsabilidade" pelos crimes.    

Na semana passada, a ONG Médicos Sem Fronteiras revelou que recebeu mais de 40 denúncias de assédio sexual dentro das dependências da associação - incluindo 24 denúncias de abuso. Os casos surgem em meio a uma grande campanha de denúncias, impulsionada por Hollywood, após o escândalo envolvendo o diretor cinematográfico Harvey Weinstein, acusado de assédio por dezenas de mulheres.