Jornal do Brasil

Sábado, 17 de Fevereiro de 2018 Fundado em 1891

Internacional

Presidente e premier são líderes mais 'confiáveis' da Itália

Nomes como Renzi, Di Maio e Berlusconi despertam menos confiança

Agência ANSA

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (9) aponta que o presidente da Itália, Sergio Mattarella, é o líder político que inspira mais confiança nos habitantes do país, seguido pelo primeiro-ministro Paolo Gentiloni.

A sondagem foi realizada pelo instituto OpinoItalia e encomendada pela emissora "Rai3". Segundo o levantamento, 57% dos entrevistados disseram ter "muita" ou "bastante" confiança em Mattarella, que exerce a chefia de Estado desde 2015 e é magistrado de carreira.

Em segundo lugar aparece Gentiloni, premier desde dezembro de 2016, com 45%. Ele é seguido pela ex-ministra das Relações Exteriores Emma Bonino (34%) e pelo presidente do Senado, Pietro Grasso (30%).

Todos os principais candidatos a primeiro-ministro nas eleições de 4 de março têm menos de 30% de confiança: Luigi Di Maio (Movimento 5 Estrelas) e Matteo Renzi (Partido Democrático), com 29% cada um; e Matteo Salvini (Liga Norte), com 27%.

Na sequência estão Giorgia Meloni (24%) e Silvio Berlusconi (21%). A baixa aprovação dos principais líderes políticos e a fragmentação partidária prevista pelas pesquisas têm dado combustível para uma possível recondução de Gentiloni ao cargo de primeiro-ministro.

Ele é candidato a deputado em Roma pelo Partido Democrático, liderado por Renzi, mas poderia ser um nome para liderar um governo de coalizão, já que sua personalidade, mais discreta que a do agressivo ex-premier, não causaria tanta resistência na oposição. 

Tags: confiável, itália, líder, premier, presidente

Compartilhe: