Jornal do Brasil

Domingo, 27 de Maio de 2018 Fundado em 1891

Internacional

Colômbia reforçará controles na fronteira com Venezuela

Medida tem como objetivo reduzir os fluxos imigratórios

Jornal do Brasil

O presidente da Colômbia, Juan Manual Santos, anunciou nesta quinta-feira (8) que reforçará a segurança na fronteira com a Venezuela.

O objetivo de aumentar o contingente policial na fronteira é conter o fluxo de imigrantes venezuelanos que chegam em território colombiano, número que aumentou nos últimos meses devido à crise econômica e política no país vizinho.

"Colocar mais controles migratórios, e que esses controles sejam mais estritos, que a entrada de venezuelanos tenha algumas características, que seja controlada, ordenada, e, muito importante, que seja feita dentro da legalidade", disse Santos.

O presidente colombiano também afirmou que irá "melhorar o controle sobre os atalhos", locais onde centenas de imigrantes cruzam a fronteira de forma ilegal. Estas rotas também são usadas por facções criminosas.

O governo da Colômbia, a partir de agora, não irá mais destinar cartões de mobilidade fronteiriça, criado para facilitar o trânsito de pessoas na região.

"Mais uma vez insisto que permita a nós, colombianos, ajudarmos os venezuelanos para que não continuem sofrendo, pelo menos, de fome e falta de medicamentos", concluiu Santos, que pede para o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, aceitar ajuda de outros países.

De acordo com o "Migração Colômbia", mais de 550 mil venezuelanos estão em território colombiano, seja de forma irregular ou regular. É calculado que, neste ano, o número aumente para 1,5 milhão de imigrantes.



Tags: colômbia, controle, fronteira, reforço, venezuela

Compartilhe: