ASSINE
search button

Cheia do Rio Sena gera alerta na França

Chuvas podem fazer o canal subir em até 6 metros

Compartilhar

A cheia dos rios Sena, Marne e outros canais da França provocaram o aumento do nível de preocupação nas autoridades em Paris. O Serviço de Informações sobre Risco de Inundações de Rios da França (Vigicrues, na sigla em francês) emitiu um "alerta laranja", ou seja, o risco de inundações com transbordamentos significativos, para as regiões de Paris, Châlons-en-Champagne, Lyon, e Besançon.

Em Paris, onde o alerta máximo é para o rio Sena, prevê-se que hoje (24), o nível do canal suba em até seis metros - e que continue com elevação até sexta-feira. A Zouave, estátua que é "ponto de referência" para as inundações, localizada na Ponte de L'Alma - que cruza o rio - tem água até os joelhos.

Cinco estações da RER, o metrô regional, foram fechadas. Se trata da ala RER C, uma das principais vias da cidade - que tem seu trajeto em volta do rio Senna - e passa por alguns pontos turísticos da cidade, como a Torre Eiffel. Além disso, a polícia local proibiu o trânsito no túnel de Tuileries, entre as pontes de Garigliano e Bir-Hakeim.

A catedral de Notre-Dame também está em alerta, e, caso necessário, o local será evacuado A Câmara Municipal de Paris disse que está "vigilante" com a situação. Em junho de 2016, a inundação do rio atingiu seu nível mais alto, elevando em 6,10 metros. Naquele ano, em meio a situação, o Museu do Louvre transferiu algumas obras de arte para outros locais e, o Museu de Orsay ficou fechado. De acordo com os jornais franceses, essa inundação pode ser a terceira maior da história. As outras duas aconteceram em 1910 e em 2016.