ASSINE
search button

Trump deve ser bem recebido no Reino Unido, afirma Boris Johnson

Compartilhar

O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, disse neste domingo (21) que o presidente dos EUA, Donald Trump, deve ser bem recebido em terras britânicas.

Na segunda-feira, o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, estará no Reino Unido e cumprirá agenda oficial.

Johnson diz que fazer oposição a uma possível visita de Trump prejudica os interesses britânicos.

"Donald Trump é o presidente eleito da maior e mais poderosa democracia do mundo — e um país que também é nosso aliado mais próximo", escreveu Johnson no jornal The Sunday Telegraph.

A ida de Trump para o Reino Unido, entretanto, tem ares de novela. Após atentado terrorista em Londres, o presidente republicano atacou o prefeito da cidade, Sadiq Khan. O prefeito londrino, então, disse que a população não deve "estender o tapete vermelho" para Trump porque "suas políticas vão contra tudo o que defendemos".

Trump também se desentendeu publicamente com a primeira-ministra Theresa May. Ele compartilhou vídeo do grupo antimuçulmano "Britain First" e um porta-voz de Downing Street classificou a atitude do chefe da Casa Branca como um erro. Trump não gostou e escreveu um recado para May no Twitter: "Não se concentre em mim, foque no destrutivo terrorismo radical islâmico que está ocorrendo no Reino Unido. Estamos muito bem".

Sputnik