ASSINE
search button

Principal partido opositor muda logo para eleições na Itália

M5S negou que fará alianças políticas na disputa de março

Compartilhar

O principal partido de oposição na Itália, o Movimento Cinco Estrelas (M5S), publicou nesta sexta-feira (19) um novo logo para a disputa das eleições legislativas do próximo dia 4 de março.

Nesta terceira mudança da imagem visual, o logo agora contém o site que é considerado a plataforma política do grupo e que foi inaugurado em abril de 2016. A denominação do Movimento continua a mesma.

"Estamos aqui para depositar o símbolo e o programa da primeira força política. O nosso novo símbolo tem o site ilblogdellestelle.it, que é o blog oficial do Movimento", disse o líder do M5S, Beppe Grillo, ao lado do chefe político, Luigi Di Maio.

O líder da sigla ainda afirmou que o M5S "é a única nova força política" do país e negou que a legenda fará alianças para vencer as eleições.

"Esse tipo de pergunta é sem sentido. É como dizer que um panda pode comer carne crua. Nós comemos só o coração do bambu", ironizou.

De acordo com as últimas pesquisas, do fim do ano passado, o M5S teria 28,2% dos votos, contra 24,1% do governista Partido Democrático (PD). Já o Força Itália, de Silvio Berlusconi, tem 14,8% e o Liga Norte, tem 13,6%. No entanto, esses dois últimos anunciaram que formarão uma coalizão, junto com o Fratelli d'Italia.

A partir de hoje até domingo (21), os partidos italianos são obrigados a apresentar seus símbolos para as candidaturas das eleições de março.

Até o momento, de acordo com o Ministério do Interior, oito deles já foram apresentados: Maie - Movimento Associativo Italianos no Exterior, Unital - União Tricolor América Latina, a lista "Sacro Santo Império Católico", Movimento Cinco Estrelas, Liga Norte, Casapound Itália, e mais duas listas "10 vezes melhor" e "Estamos".