ASSINE
search button

Carioca é extraditada em decisão histórica no Brasil

Mulher é acusada de assassinar marido norte-americano

Compartilhar

A carioca Claudia Cristina Sobral Hoerig, 53 anos, foi extraditada e será julgada nos Estados Unidos após uma decisão histórica da Justiça brasileira.

A mulher foi acusada por um homicídio qualificado e terá que comparecer a um tribunal do estado americano de Ohio nesta sexta-feira (19). No primeiro momento, ela irá ouvir a leitura das acusações, em uma audiência marcada para às 10h (hora local) no condado de Trumbull, sendo essa uma primeira etapa antes de seu julgamento.

Claudia é acusada de assassinar seu marido, Karl Hoerig, ex-piloto da Força Aérea norte-americana, no dia 12 de março de 2007. A brasileira se tornou a primeira da história a ser extraditada para ser julgada no exterior.

Ela chegou aos EUA em um avião fretado, com agentes da Interpol, na noite desta quarta-feira (17), por volta das 23h. A aeronave, que saiu de solo brasileiro sob forte esquema de segurança e sigilo, levava a carioca de volta para os Estados Unidos, país ao qual ela se naturalizou, e há 10 anos teria fugido após cometer o crime.

A sua volta foi um marco para as relações internacionais brasileiras e deixou a possibilidade de que outros brasileiros que tenham a cidadania de outras nações possam enfrentar os mesmo processos que o dela.

Claudia, nasceu no Rio de Janeiro, mas mudou-se para os Estados Unidos nos anos 1990. Se casou com um médico de Nova York, Thomas Bolte, e assim conseguiu o seu Green Card. Após nove anos se divorciou de Bolte, e começou o processo de naturalização como cidadã americana.

Karl Hoerig e Claudia se conheceram pela internet e ficaram casados dois anos antes do assassinato. Karl participou das guerras do Afeganistão e do Iraque e, quando voltou para os EUA, trabalhou como piloto comercial.

Eles se casaram em 2005, e foram morar em Newton Falls, um vilarejo na cidade de Ohio, onde o ex-piloto nasceu. O corpo foi encontrado no dia 15 de março em 2007, na casa deles, com marcas de balas nas costas e na cabeça. Um vizinho do casal teria presenciado Claudia saindo de casa com muita pressa.

Ela, então, voltou para o Brasil no mesmo dia, fugindo e deixando para trás todos os seus pertences. A polícia de Ohio concluiu que os tiros teriam sido feitos por um revólver Smith e Wesson, calibre 357.

A carioca entrou na lista de procurados e o estado norte-americano entrou com processo no Brasil para que ela fosse devolvida e julgada no território americano. O caso repercutiu e várias manifestações foram publicadas nas redes sociais, tanto por parentes como por amigos de profissão, em nome do ex-piloto, considerado um herói nacional.

Em 2013, o Ministério da Justiça oficializou a anulação e Claudia foi destituída da nacionalidade brasileira.

O Supremo concordou com a extradição de Claudia desde que lhe fosse aplicada, a pena máxima de 30 anos de prisão, punição máxima prevista no Brasil. No momento, ela se encontra em uma cela no condado de Trumbull.